Mitos e Verdades: Chá de Hibisco

 Mitos e Verdades: Chá de Hibisco

Não é de hoje que o chá de hibisco caiu nas graças de todo mundo que está em dieta e quer perder uns quilinhos extras. Muitos famosos declararam tomar o chá dentro da rotina de dieta e de exercícios, e muitos colocam a flor como o diferencial entre a barriga chapada e os quilos a mais. Mas não confunda o chá como o solucionador de todos os problemas. Conheça aqui mitos e verdades sobre o chá e saiba tomá-lo corretamente.

 

O chá de hibisco possui efeito desintoxicante – VERDADE.

O chá de hibisco é rico em substâncias que são antioxidantes e neutralizam a ação dos radicais livres como flavonoides, polifenois, ácidos orgânicos e vitamina A. A bebida também tem efeito diurético, contribuindo para a eliminação dos líquidos em excesso e combatendo o inchaço.

 

É aliado do emagrecimento – VERDADE.

Como dissemos, o chá de hibisco se tornou popular como sendo um grande aliado da perda de peso. E esse fator do hibisco é verdadeiro. O chá da flor é termogênico, e o que isso significa? O hibisco aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo, potencializando o gasto energético e a queima de calorias. Ele também combate o acúmulo de gorduras em locais como o abdômen e o quadril.

 

Pode ser consumido sem limites – MITO.

Um mito que atrapalha a dieta de muita gente por aí. Na vontade de perder peso rapidamente, há relatos de pessoas que tomam 1 litro de chá de hibisco por dia. Apesar de todas as vantagens associadas ao consumo do chá, é preciso ter bom senso. O consumo em excesso pode intoxicar o organismo. Os nutricionistas recomendam uma quantidade máxima de 200ml por dia.

 

Pode afetar o equilíbrio hormonal e a fertilidade – VERDADE.

“Existem estudos que evidenciam que o consumo continuo do chá de hibisco pode interferir nos níveis circulantes do hormônio estrogênio e, com isso, inibir a ovulação e causar infertilidade transitória”, explica a endocrinologista Flávia Junqueira, da Clínica Goa Health Club, em entrevista ao portal G1.

O hibisco pode ser consumido de várias formas – MITO.

Algumas pessoas ingerem as pétalas de hibisco in natura, para aproveitar melhor os nutrientes. Porém, a melhor forma de consumir o chá é infusão com folhas secas ou misturado com alguma fruta da sua preferência.

Faz bem para o coração- VERDADE.

Há estudos que apontam que o hibisco ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e a diminuir os de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

RECEITA DE BALA DE HIBISCO:

 

admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *