Dicas para um Café da Manhã Completo e Saudável

Dicas para um Café da Manhã Completo e Saudável

O café da manhã é talvez a refeição mais importante do dia.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Durante muito tempo, essa frase era quase uma lei entre todo mundo que queria fazer dieta. Hoje, com o aumento de opções de dietas e com a vida moderna e os “novos” hábitos das pessoas, talvez essa constatação já não seja mais tão real assim.

Verdade ou não, tem gente que não vive sem café da manhã. E pra quem acha essa refeição indispensável, ela acaba sendo o combustível do dia!

Porém, temos que ter um certo cuidado pois o café da manhã padrão do brasileiro, tem muitos frios, pães, frutas (que muitas vezes são frutas ricas em acúcares). Por isso, temos algumas dicas para você ter um café da manhã completo:

QUER RECEBER NOSSAS RECEITAS E CONTEÚDO DE GRAÇA?

Café Preto

Café é um item que tem praticamente em TODAS as mesas de café da manhã dos brasileiros.

Eu acredito que praticamente todos que estão lendo esse texto agora adoram café. Uma xícara no café do manhã é quase que indispensável e, tomado com moderação, trás benefícios como:

  • Acelera o metabolismo e queima calorias
  • Fortalece a memória
  • Garante mais atenção ao volante
  • Fortalece o coração
  • Diminui o diabetes
  • Protege contra o Alzheimer

Porém, pra quem está fazendo dieta, aqui vai uma REGRA: CAFÉ TEM QUE SER PRETO! Sem açúcar, sem adoçante, sem nada!

Frutas

Frutas são saudáveis, mas todo cuidado é pouco para quem está fazendo dieta.

Vamos deixar claro de uma vez por todas: frutas são saudáveis SIM! Porém, alimento saudável também engorda. Todo mundo tem sua fruta preferida, seja ela morango, banana, mamão, maçã… todas elas são saudáveis e com certeza tem muitos benefícios para nosso corpo. Porém, quando estamos em dieta, precisamos tomar cuidado com algumas frutas ricas em carboidratos e/ou açúcares, já que muitas delas tem bastante frutose, que apesar de muito mais saudável que o açúcar refinado, não deixa de ser açúcar.

Uma dica boa são as frutas vermelhas e as cítricas, como morango, framboesa, abacaxi, kiwi.

Sucos Detox

Sucos Detox viraram a polêmica da vez quando o assunto é dieta.

Sucos Detox chegaram no vocabulário popular alguns anos atrás e virou febre instantânea. Muitas receitas de sucos, muitas promessas de emagrecimento, muita empresa ganhando dinheiro com a venda de sucos detox industrializados. O assunto é polêmico.

Temos um vídeo no nosso canal falando sobre Mitos e Verdades sobre o detox, vou deixar ele aqui embaixo para vocês:

E aí? Você é a favor ou contra os sucos detox? Caso você goste, deixo aqui outro vídeo para vocês, com algumas receitas de suco que temos no canal:

Ovos

Se falamos que sucos detox são a polêmica da vez, ovos são a polêmica de sempre. Passa ano entra ano, ele já foi vilão, mocinho, depois só a clara era boa, aí volta a ser mocinho de novo.

A verdade é que, eles são nutritivos, uma fonte riquíssima de proteínas, e dão um sentimento de saciedade muito grande. Aposte neles no café da manhã, de preferência cozido, mexido ou omelete.

Pães

Cuidado com o pão de forma integral, muito estão te enganando.

E chegamos no pão! A parte mais prazerosa do café da manhã. E nesse caso, as dicas que tem que ser dadas já são de conhecimento de quase todos que fazem dieta.

A dica principal (e óbvia) sobre o pão: MUITO CUIDADO com a farinha branca! Dê sempre preferência para pães integrais ou de farinhas mais leves, como de aveia.

A segunda dica para quem quer comer pão no café da manhã é: coma com moderação. O pão é riquíssimo em carboidratos, e mesmo o integral, acaba sendo bastante calórico e com uma porção de carboidratos muito alta.

E por último, leia os ingredientes na hora de comprar. Muitos pães de forma integrais tem na verdade, uma quantidade bem baixa de farinha integral, e a maioria da farinha branca. Quando for ler as embalagens, preste atenção qual ingrediente vem primeiro, por exemplo:

Se o primeiro ingrediente da lista for farinha branca, não compre! Ele não é realmente integral! Porém se o primeiro for farinha integral, aí sim o pão é verdadeiramente integral. A lista de ingredientes SEMPRE é colocada do ingrediente de maior quantidade na receita, para o menor.

Temos aqui um vídeo de pães bem gostosos:

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*